Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PL 4004/21

    PL 4004/21 prevê que a cerimônia de casamento seja realizada sem declarações que façam referência ao gênero dos noivos como “Declaro marido e mulher”,

    Publicado por Loise Santos
    há 2 anos

    PL 4004/21 prevê que a cerimônia de casamento seja realizada sem declarações que façam referência ao gênero dos noivos como “Declaro marido e mulher”, devendo constar na presente declaração “De acordo com a vontade que acabam de declarar perante mim, eu, em nome da lei, declaro firmado o casamento.’

    O atual código prevê no art. 1535, II, do CC: Art. 1.535. Presentes os contraentes, em pessoa ou por procurador especial, juntamente com as testemunhas e o oficial do registro, o presidente do ato, ouvida aos nubentes a afirmação de que pretendem casar por livre e espontânea vontade, declarará efetuado o casamento, nestes termos: "De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados.

    A presente proposta foi protocolada pela Deputada Natália Bonavides em 11/11/2021, e visa trazer um tratamento igualitário, visto que, não há apenas casamento entre marido e mulher.

    Como já é de conhecimento, hoje já é possível o casamento entre casais do mesmo sexo, ou seja, homem com homem, e mulher com mulher.

    Penso que, o caminho não seria a exclusão do termo “ marido e mulher” mas sim, a inclusão de “ marido e marido” ou “ mulher e mulher”, ou que deixasse livre para escolha dos nubentes.

    O que vocês acham sobre a presente proposta?

    • Publicações28
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pl-4004-21/1340634293

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)